O GEN Artur Pina Monteiro, atribuiu ao Bispo Castrense a Medalha da Cruz de S. Jorge, Primeira Classe.

 

A cerimónia realizou-se nas instalações do Estado-Maior-General das Forças Armadas, no dia 23 de Fevereiro, perante os Generais, Oficiais Superiores e Sargento Mor que trabalham no EMGFA.

 

A Medalha da Cruz de São Jorge, medalha privativa do Estado-Maior-General, destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General.

 

A Medalha da Cruz de São Jorge compreende as seguintes Classes: Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Classes.

 

Nota pessoal

 

A atribuição desta Condecoração possui tanto de agradável surpresa como de imprescindível gratidão. Aceitei-a com muita honra. Fundamentalmente por três razões:

 

1. Por provir de quem provém. Se todas as autoridades legitimamente constituídas me merecem elevado respeito, Sua Excelência o senhor General Pina Monteiro é digno de uma consideração acrescida porque nele me foi dado ver o Comandante competente, o «Soldado» determinado, e o Amigo fidelíssimo.

2. Pelo que significa de interligação com as Forças Armadas. Já o conhecia bem, mas é sempre reconfortante vê-lo expresso: sei da consideração que me dedicam os homens e as mulheres que servem e constituem as nossas Forças Armadas. Saibam todos, porém, que essa estima é mútua. E, da minha parte, não é de grau menor.

3. Pelo reconhecimento à função da assistência religiosa. Nesta condecoração não está em causa tanto a pessoa do bispo quanto o que se vai tentando fazer para o moral, bem-estar e dignificação das pessoas concretas e sua famílias. E esse é um trabalho jamais realizado a título individual, mas pelo conjunto dos que constituem a assistência religiosa, mormente os Capelães.

 

Por tudo isto, reafirmo o meu agradecimento, mas, fundamentalmente, a imensa honra que esta condecoração representa para mim pessoalmente e para o serviço que coordeno.

 

Anexos:
Ficheiro
Download this file (Condecoracao.pdf)Diploma
f
Copyright © 2018 diocese-vilareal.pt - xsDesign by Hostgator